A importância da música na vida dos bebês

Crie a rotina de levar o bebê para a cama com uma música escolhida e faça daquela hora um momento bastante agradável para ambos. Proporcione um ambiente tranqüilo, acolhedor e aconchegante com o quarto à meia-luz. A música também não deve estar em volume alto e o ritmo deve ser lento.

Alguns estudos realizados sobre musicoterapia para bebês apontam as contribuições da música no desenvolvimento e os resultados benéficos que ela produz ao longo dos anos para as crianças, auxiliando na socialização, na parte afetiva, na coordenação motora e na interatividade entre pais e filhos.

Além disso, as crianças que foram estimuladas a ouvir música desde o seu nascimento demonstram certas facilidades no processo de aprendizagem e alfabetização, bem como maior poder de concentração, criatividade e equilíbrio emocional.

Cante para seu bebê: educar é despertar sentidos

Mesmo que você não seja uma cantora profissional, arrisque-se e cante para o seu pequeno. Não se incomode com suas qualidades vocais. Saiba que o bebê gosta de ouvir a sua voz e se sente protegido e amado.

Cante durante as brincadeiras, na hora do banho, nas refeições e quando o põe para dormir. Aos poucos, incentive o bebê a cantar e ensine melodias simples. Acredite, pode ser uma tarefa divertida!

Para começar, escolha melodias que ambos gostem. Do contrário, ele fará uma carinha brava, indicando que não está curtindo. Mude o disco. Os clássicos são sempre apreciados pelos bebês, especialmente Mozart e Beethoven, e os ritmos latinos também são agradáveis ao pequeno quando o que ele quer é farra! Aproveite!

Consultoria: Dr. Mauro Muszkat, neuropediatra e coordenador do NANI (Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar), da Unifesp.


Comente esta notícia:
Atenção: é necessário estar conectado para poder comentar.
Nenhum comentário nesta página. Seja o primeiro a comentar!


Destaques

Notícias

Curso Teórico e Prático 2015 - Perspectivas Clínicas em Neurociência Educacional continue lendo...

A importância da música na vida dos bebês continue lendo...

Entenda como funciona as "Fantásticas conexões" continue lendo...

mais notícias...